terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Amor nos tempos do cólera - Gabriel Garcia Márquez

Hey!
Para compensar o sumiço das resenhas hoje vou postar um livro de um famoso escritor: Gabriel Garcia Márquez. Devo confessar que não li muitos livros dele, mas sou apaixonada por sua escrita. O livro de hoje, ainda não é Cem anos de solidão, e sim o romance O amor nos tempos do Cólera.



Sinopse: O amor nos tempos do cólera narra uma história passada no início do Século XIX na América Latina. É uma narrativa do amor de Florentino por Firmina que ultrapassam 53 anos quase sem nenhum contato (na realidade, 53 anos, quatro meses e 11 dias, como faz questão de contabilizar nosso narrador).


O romance nos encanta pelo pureza do amor de Florentino. Ele conhece Firmina Dazo na juventude quando ainda não tinha objetivos de vida nem esperanças de futuro. Sua vida passa a girar em torno de Firmina, mas ela tem uma personalidade forte e não aceita um rapaz tão subordinado e sem atrativos pessoais. Passamos a ler o romance esperando a solução do impasse desse relacionamento: eles ficarão juntos ou o amor irá se acabar? Na verdade, o amor é de Florentino, é ele quem passa a fazer tudo para conquistar Firmina, e mesmo após o casamento dela e o nascimento dos filhos, ainda espera que ela o aceite. A saída é esperar a morte do seu marido. E isso não demora a acontecer no livro. Mas já se passaram muitos anos e Firmina não aceita a ideia de amar. Não na sua idade. Mas Florentino não desiste e se torna seu amigo.


Nota Total: ★ ★ ★★ ★
Capa: ★ ★ ★ (Já vou explicar o porque da capa horrível ganhar 3 estrelas!)
História: ★ ★ ★★ ★
Narrativa: ★ ★ ★


O que eu achei: 
          Bem, vamos lá... O livro tem uma linguagem bem complexa contendo expressões muito antigas (Obrigada Vovó que me explicou alguma delas! xD). O livro que eu tenho estava caindo aos pedaços (literalmente falando) e ele é bem grandinho. Todos esses fatores me fariam abandonar o livro se não fosse pela sua história LINDA! Eu falei: Meu Deeus! Eu quero um homem desses! Que me ame o igual o Florentino amou Firmina!  Não é pra qualquer um esperar o amor de sua vida durante tanto tempo, e aí você se faz a pergunta:Quanto tempo você esperaria por seu amor?. Florentino Ariza se relaciona com diversas mulheres, mas nunca se envolve com nenhuma, para conservar-se livre para o momento que poderá ter seu verdadeiro amor. Constrói fortuna, mas não para si, sempre pensando no dia que conquistará o coração de Firmina.
         Gabriel Garcia Marquez disse em sua biografia que o rromance se baseia na história de amor de seus pais, que passaram tempos muitos difíceis, para usufruírem o matrimónio, por causa da resistência da família muito rica de sua mãe que  se opunha ao tal casamento com alguém como o seu pai. 
         O melhor do livro está na trama. Garcia Marquéz usa todos os recursos de linguagem para nos prender e consegue isso sem o MENOR esforço. Conta a história de forma leve, simples e sem a menor pressa o que acaba por nos divertir. O livro fala sobre o amor romântico e até que ponto poderia chegar, e também das banalidades do amor do cotidiano. Tem romance, poesia, paixão, sofrimento, perdão, ambição e muuito mais! Engana-se quem espera que Florentino seja um herói idealizado, não! Ele inclusive pode ser repugnado e ter perdido seu posto de queridinho do livro para o admirável Juvenal Urbino, marido de Firmina. Mas como dizia Firmina: "Pobre homem". É impossível não sentir pena do Florentino nas suas crises de sofrimento. Nós sentimos sua dor, e nos sentimos como se tivéssemos 75 anos de idade e amado uma vida toda uma mesma pessoa.São nas páginas finais do livro que Gabriel descreve sem pudores uma realidade que recai sobre si mesmo: as mudanças do corpo no envelhecer. E conta como é o amor em uma etapa da vida em que a sociedade repudia e condena tal ato e achamos bonito e maligno o amor.

A capa contém um cupido, símbolo da paixão, sentimento que guia Florentino Ariza por toda a sua vida. E ao fundo, o rio com o navio e bandeira amarela do Cólera (A história fala da epidemia da doença naquela época). Quando acabei de ler “Amor nos tempos de cólera” e olhei a capa do livro, toda a história passou em segundos por minha mente novamente, fazendo todo o sentido!

Como diria uma pessoa que não me lembro quem: A vontade era de ter a minha memória apagada assim que terminasse o livro, para poder lê-lo com o mesmo deslumbramento outras tantas vezes.

Filme:

Agooora, como sempre vou falar do filme: O filme leva o mesmo nome do livro e a história é bem fiel. Tem no elenco nossa querida Fernanda Montenegro. Vi o filme com a minha melhor amiga Isa e quase choramos! É muito lindo ver tudo o que imaginamos. O filme tem várias capas, mas vou escolher essa aqui.




Título original: (Love in the Time of Cholera)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção:Mike Newell
Atores:Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt, Fernanda Montenegro.
Duração: 139 min
Gênero: Drama


Sinopse: Florentino Ariza (Javier Bardem) ainda jovem se apaixonou perdidamente por Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno). Entretanto, como Florentino apenas trabalha numa agência dos Correios, ele não é visto como um bom partido por Lorenzo Daza (John Leguizamo), pai de Fermina. Florentino pede Fermina em casamento, e ela aceita. Ao saber disto Lorenzo a envia para a fazenda de sua prima Hildebranda Sanchez (Catalina Sandino Moreno), onde fica alguns anos. Florentino aguarda o retorno de sua amada mas, quando a reencontra, ela diz que nada quer com ele. Fermina passa a ser cortejada por Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), um médico que luta para evitar a disseminação da cólera. De início ela não se interessa, mas posteriormente eles se casam e constituem família. Simultâneamente Florentino aguarda que Juvenal morra, para que possa enfim se casar com seu grande amor.




Hoje é isso pessoal! 

Beijos!


9 comentários:

  1. Me pareceu ser um livro muito bom
    Cheguei ate a me lembrar do morro dos ventos uivantes
    Deve ser pq a historia é antiga
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É um bom livro sim! Leia! Você vai gostar ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pela capa eu jamais ia me interessar pelo livro, ou pelo menos parar pra ler a sinopse caso visse ele por aí =/
    Mas lendo sua resenha realmente parace ser um livro bem interessante. Sem contar que tem um filme e eu tenho quedinha por livros que são adaptados pro cinema *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. HUsahuHAsuHASUhU Fico MUITO feliz em saber que minha resenha te despertou um interesse! *-*
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  5. Realmente parece um bom livro, vou procurar,bj

    Ana-upbreak

    ResponderExcluir
  6. ^^ Que bom que gostou! Espero que encontre ;D Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro, mas vi o filme. É linda a história de amor dos dois, mas é claro que foi ele que investiu mais para os dois ficarem juntos. Nunca chorei tanto vendo um filme quanto este e o livro, com certeza deve ser tão bom ou melhor até que o filme. Gabriel G. Marquez é de uma sensibilidade extrema. Fiquei encantada pelo personagem que ele criou, que homem romântico e persistente, nunca desistiu de lutar pelo seu amor.Ele teve várias mulheres, mas nunca se envolveu emocionalmente com nenhuma delas, só esperando pelo amor da mulher amada. Eu queria um homem assim!

    ResponderExcluir
  8. Es uno de los mejores libros de gabriel garcia marquez, un verdadero genio de la literatura, TODOS sus libros son muy interesantes.

    ResponderExcluir
  9. El amor en los tiempos del colera es una de las mejore publicaciones de gabriel garcia marquez, en mi humilde opinion, un genio de la literatura, lo comparo com jorge amado, otro de los grandes!
    Ese libro no tiene perdida, es perfecto!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! E aproveitando que já chegou até aqui... Que tal comentar? :**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...