Hey pessoas!
Hoje eu vou trazer pra vocês umas curiosidades sobre expressões. Legal né? Sempre que escuto uma expressão fico tentando entender o porque delas e tals, e hoje vocês vão descobrir de onde vem algumas delas, oks? Espero que gostem!
A vaca foi para o brejo:
Quando a seca é mais violenta, os animais começam a procurar os brejos, regiões que permanecem alagadas por mais tempo. É sinal de que a situação piorou.
Santinha do Pau Oco
Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos séculos 18 e 19, os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era "recheado" com preciosidades roubadas e enviado para Portugal
Bafo de onça
A onça é um animal carnívoro que se lambuza bastante na hora de comer a caça. Por esta razão, fede muito e sua presença é detectada à distância na mata. Assim, pessoas que possuem o hálito fétido passaram a ser chamadas de "bafo de onça". A expressão também faz referência ao hálito de quem está (ou esteve) alcoolizado.
Afogar o ganso
No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poderem sentir os espasmos anais da vítima.
Baderna
Uma bailarina de nome Marietta Baderna fazia muito sucesso no Teatro Alla Scalla, de Milão. Ao apresentar-se no Brasil, em 1851, causou frisson entre seus fãs, logo apelidados de “os badernas”. O sobrenome da artista, de comportamento liberal demais para os padrões da época, deu origem ao termo que significa confusão e bagunça.
Bode expiatório
A expressão significa que alguém recebeu a culpa de algo cometido por outra pessoa. A origem está num rito da tradição judaica. Simbolicamente, o povo depositava todos os seus pecados num bode, que era levado até o deserto e abandonado. Dessa forma, acreditava-se que as pessoas estariam livres de todos os males que tinham feito.
Dor-de-cotovelo
A expressão “dor-de-cotovelo”, muito usada para se referir a alguém que sofreu uma decepção amorosa tem sua origem na figura de uma pessoa sentada em um bar e com os cotovelos em cima do balcão, enquanto toma uma bebida e lamenta a má sorte no amor.
De tanto o apaixonado ficar com os cotovelos apoiados sobre balcão, os mesmo deveriam doer. Esta é a idéia por trás desta expressão
Jurar de Pés Juntos
A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado até dizer a verdade. Até hoje, o termo é empregado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.
credo! não sabia que afogar o ganso era isso! O_O
ResponderExcluirmas achei mto interessante a explicação de "jurar de pés juntos" - é uma questão histórica, mto mara!
Agora me explica uma: O que é "Pegando o boi"?
Tipo: "To pegando boi de fazer isso ou aquilo"..
não entendo asjudasjuidasd..
bejos
HAUSHUAHSuHAushAUShuAS Muuuitas pessoas não sabem o que é afogar o ganso msm xD
ResponderExcluirééé, achei a de jurar de pés juntos a mais interessante :D
HAUShUAShuAHSuAS Vou pesquisar pra você! Mas acho que é tipo, ter sorte/privilégio.. mas vou ver ;D
Beeijo
oi Bárbara postei sobre aquelas perguntas que te fiz lembra,entra lá.bjuuu
ResponderExcluirhttp://leticiaup.blogspot.com/
Adorei.
ResponderExcluirNão conhecia a origem de quase nenhuma das expressões, só a santinha do pau oco.
Achei interessante a jurar de pés juntos e a do bode expiatório.
Bjo
Amore.. to terminando meu blog.. mas já vou colocar seu banner lá.. to sempre aqui pra comentar.. bejo parceira! (dá uma olhada lá depois).
ResponderExcluirNoossa muito lega haha Tem um meme pra você lá no meu blog (você é minha nova parceira) Adorei o blog. Se puder link me e segue o blo ok http://www.oestranhomundodealineejuuh.blogspot.com
ResponderExcluirNossa,extremamente legal este post,afinal quem nunca falou uma destas expressões?
ResponderExcluirBruno Herbert.
www.vivendolivros.com.br