segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quarto - Emma Donoghue

Hey!
O livro do qual vamos falar hoje se chama Quarto e eu ganhei ele em um sorteio aqui pela internet. Terminei de ler na sexta feira e desde então estou louca para resenha-lo para vocês. Infelizmente para fazer minhas observações terei que, indiretamente, contar um acontecimento do livro.  Como todos que já leram as resenhas aqui do blog sabem, eu ODEIO spoilers e por isso estou avisando. Não, não pretendo postar trechos e contar as partes mais emocionantes do livro, mas achei melhor avisar a vocês antes, apesar de ter me segurado o máximo possível para não dizer nada além do necessário. Então pra quem decidiu nem ler a parte "O que eu achei" logo abaixo, fica super indicado a leitura do livro, e pra quem vai ler toda a resenha espero que goste e que leiam o livro também. ^^ 



Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Nota Total: ★ ★ ★★
Capa: ★ ★ ★ 
História: ★ ★ ★★ 
Narrativa: ★ ★ ★★★

Clique em "Leia Mais" para ler o que eu achei do livro...



O que eu achei:  
     Como disse anteriormente, terminei de ler o livro na Sexta feira e somente hoje, depois de 3 dias eu consegui falar sobre ele. Falar sobre ele é fácil, mas para fazermos isso temos que ir mais alem. 

     Esse livro me encantou pela capa. A capa é toda branca com apenas QUARTO escrita em giz de cera colorido. Há também uma casinha de madeira que todos nós já vimos na nossa infância, certo? E nessa casa só há um cômodo. Bem, assim era a vida de Jack e sua mãe. 
     Outra coisa que me chamou a atenção foi que o livro me lembrou duas professoras minhas. A primeira foi a professora de literatura. Estávamos em uma aula sobre literatura e a Doutora Lídia (minha Professora) disse que um livro bem escrito é aquele que desautomatiza a linguagem, ou seja, é aquele que a forma em que foi escrito seja algo que nos faça pensar, por ser totalmente diferente do que estávamos acostumados anteriormente em livros normais. O livro Quarto é assim, ele é narrado pelo Jack, um garotinho de 5 anos que não conhece NADA do mundo, a não ser o que ele viu pela televisão e que até pouco tempo não sabia que existiam de verdade um mundo fora do quarto em que vivia. A forma com que narra o livro transborda inocência e nos encanta durante o livro todo. As maldades do mundo vistas pelos olhos inocentes de uma criança é incrível e tocante. A outra professora foi a de Sociologia, a Amanda. Lembrei das aulas sobre o meio social e a influência deles em nossa vida. A mãe do Jack ficou presa em um quarto por 7 anos e Jack nasceu lá e o quarto era tudo o que conhecia. Eles assistiam um pouco de televisão todos os dias e o pequeno garotinho achava que tudo real era o que existia no quarto e o que o Velho Nick levava pra eles, e tudo o que tinha na televisão era irreal, imaginário, inventado... Quando eles saem de lá (não vou falar como, relaxem) o choque entre real vs imaginário confunde totalmente a cabeça de Jack e até mesmo da sua mãe. Eles tem vários desafios pela frente e um deles, e acredito que o mais difícil para ambos, é o convívio com outras pessoas e a individualidade. A saída do quarto e a realidade do Lá fora são tantas que o garoto se vê com saudades do pequeno quarto em que vivia... Apesar de não terem sido criados em florestas por animais e não terem sido totalmente afastados da sociedade (pois no quarto existia a TV) como foi exemplificado pela Professora Amanda, a comparação foi inevitável e a reflexão também.
     A forma com Emma Donoghue escreve fazendo com que o Jack narre a história foi fantástico. Os erros de concordância presentes ao longo do livro foram super naturais, como se uma criança mesmo tivesse escrito. Ela consegue fazer com que, com a linguagem infantil do menino, a história que deveria ser triste e asquerosa se transformasse em algo doce e inocente, apesar de também triste. A medida com que fui lendo me vi presa dentro daquele quarto junto com eles, vivendo tudo o que eles viviam e vendo o amor incondicional de uma mãe pelo seu filho. Me peguei muitas vezes sorrindo pela ingenuidade da criança em não ver o que realmente estava acontecendo. Isso sem falar nas dúvidas que surgiam, tão comum em crianças dessa idade, mas ainda mais confusas para esse garoto.
     Bem, por mim eu escreveria mais e mais, contudo acredito que se eu falar mais deixarei passar algumas informações importantes, e sinceramente não quero isso. O que eu quis dizer com toda essa resenha é que SIM, o livro está super indicado, mas gostaria de dizer também que é um livro que não encanta a todos. Felizmente o livro me encantou e me fez refletir bastante e espero que seja assim com vocês que foram ler. Desejo uma ótima leitura pra vocês e que vocês abram seus corações para deixar entrar esse menininho chamado Jack. Super indicado!

Beijos Beijos

7 comentários:

  1. É muito difícil resenhar uando a gente gostou demais de um livro né? Queremos falar tudo!
    Como você, odeio spoilers, mas adorei sua resenha!
    Quero demais ler o livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hey Aione :]
    HUAHSuHASuhAUSH Com certeza! Muito difícil ^^
    Obrigada :} fico feliz que tenha gostado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero MUITO MUITO MUITO ler esse livro! Não vejo a hora! :D Ótima resenha ;)))

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bárbara! Recebi a newsletter e vim ler o resto da resenha só pra ter certaza de que vc não ia falar mal desse livro que eu amo! huahuahuahua
    Muito legal ver esse lado mais didático do livro, lembrei das aulas de sociologia também e Quarto seria um tema a ser largamente discutido!
    Parabéns pela resenha, e apesar de não comentar sempre, tô recebendo a newsletter e tô sempre acompanhando!

    ResponderExcluir
  5. Hey Dyana ^^
    Obrigada fico feliz que tenha gostado, e como pode ver.. leia sim, super recomendado! ;D Beijos

    Hey Jéssica :D
    HUAHSuAHSuHASuhaU Jamais falaria mal dele :D
    Sim, se no mundo não houvesse uma quantidade tão enorme de pessoas que não gostam de ler esse livro poderia virar tema de discussão em salas de aula, ia ser super interessante :D
    Obrigada, fico feliz que tenha gostado e que acompanhe o blog :D Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa... parece muito interessante. E bem diferente, adoro livros com histórias bem diferentes.

    Vou colocar na minha wishlist :D

    ResponderExcluir
  7. Hey MiWi
    ^^ É bem diferente sim :D Pode colocar que você vai gostar!
    beeijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! E aproveitando que já chegou até aqui... Que tal comentar? :**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...