segunda-feira, 25 de julho de 2011

Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva

Hey!
Antes de mais nada gostaria de parabenizar todos os escritores pelo seu dia (hoje, dia 25/07 é dia do escritor). Pela primeira vez no blog a resenha será de um livro nacional e escrito por Marcelo Rubens Paiva: Feliz Ano Velho. Certamente já ouviram falar desse livro mas caso não leram ainda ou não conhece vamos resenha-lo aqui hoje. 

O livro foi lançado em 1982 e possui várias capas. Essa aí não foi a da edição que li, mas foi a capa que eu mais gostei.

Sinopse: A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver.

Nota Total: ★ ★ ★★
Capa: ★ ★ ★ 
História: ★ ★ ★★ 
Narrativa: ★ ★ ★

Clique em "Leia Mais" para ler o que eu achei do livro...



O que eu achei:  
     Andando pela biblioteca junto com a Giovana (um perigo, diga-se de passagem, uma vez que, bem... poderíamos ficar horas e horas lá falando e olhando livros e nem ver o tempo passar) avistamos vários livros e ela me indica Feliz Ano Velho me dizendo ser muito bom (e que tinha muito sexo). Infelizmente não pude ler por ser época de prova mas agora nas férias comecei a ler por curiosidade. 
     Marcelo Rubens Paiva fala em Feliz Ano Velho sobre sua própria vida, uma autobiografia focando principalmente no seu acidente aos 20 anos. Com uma linguagem jovem e descontraída, meio revoltado ainda pela sua situação, mas cheio de humor, ele faz uma narração de sua vida sem se preocupar com ordem cronológica e de forma fácil e gostosa de ler.
          Ele era um garoto bonito (gatíssimo, até hoje ainda acho que é) e cheio de vida e sonhos, mas é como diz a lei da física: Toda ação tem uma reação. Pular no lago de cabeça sem saber sua profundidade foi a ação de Marcelo e ficar tetraplégico foi a reação da vida. No livro ele narra as dificuldades e superações que passou e acredito tem uma mensagem muito legal. Vemos a importância das pequenas coisas que não notamos por parecerem tão banais. O garoto tem que reaprender a viver com as dificuldades e abandonar a maioria de seus sonhos. Contando com a ajuda da família e dos amigos (achei um máximo a força que os amigos deram) ele vai conseguindo vencer os obstáculos.
     Marcelo hoje é jornalista e escreve crônicas para o Estadão. Com muita fisioterapia, voltou a locomover as mãos e os braços. O livro virou peça dirigida por Paulo Betti e também filme, dirigido por Roberto Gervitz. Ganhou os prêmios Jabuti e Moinho Santista.  Enfim, é uma leitura enriquecedora para a vida, pois faz com que reflitamos e com que passamos a valorizar as pequenas coisas do mundo e por ser um livro da década de 80 (sou APAIXONADA por essa época) acho super divertido quando faz referência a cantores e atores da época e que conhecemos hoje ainda, quando cita os carros fodas e também a forma de comunicação por cartas e raros telefonemas com telefones fixos com voz metalizada. Super indicada a leitura!

[Ah! E cada um tem uma opinião, mas OMG! o livro não tem muitas cenas de sexo como disse a minha amiga. Ok que o Marcelo só pensa/fala em mulheres mas não esperava algo diferente em uma autobiografia de um homem (e o fato dele ser gatinho ajudava isso aí). AUShUAShuASHuAShu Leiam tranquilos ^^  ]


Beijos Beijos

E aí? Gostaram da resenha? E do livro, se já leram, o que acharam? Comentem! :D

10 comentários:

  1. Bom, eu não ligo pra muitas cenas de sexo em um livro, desde que bem escritas e sem vulgarizar hehe...
    Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não li!
    Parece ser ótimo, emocionante e triste, em partes...
    Se eu tiver a oportunidade, vou ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hey Aione :D Eu também não ligo mas é que eu li já esperando as partes "calientes" HUHASUHAUshuAHs
    Leia! Muito bom :D Você vai gostar ^^
    Beeijo

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, quanto frison só pelo meu comentários, rsrsrsrs, vamos deixar claro, para o meu ponto de vista, de uma menina de 12 anos (na época q eu li esse livro eu tinha por volta disso), as partes do livro eram meio fortes demais, rsrsrsrs. Mas, enfim, hoje em dia eu não acho tão forte, pq já li coisas piores, mas tudo vai do contexto da pessoa que leu. E Barbarabella: parabéns pela resenha, ficou verdadeiramente ótimo viu? E concordo com tudo que vc disse, o Ruben Paiva envolve muitissimo a gnt :D

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não sei se vc viu mas vc foi a primeira ganhadora da promoção do meu blog!!!!
    http://monizeramos.blogspot.com
    Vc ganhou o livro "Beijos de Vampiros"!!!
    Vc tem até o dia 28/07 para me enviar seus dados para q eu possa lhe enviar seu prêmio!!!
    monizeramos1@hotmail.com
    :D

    ResponderExcluir
  5. Glau: Hey :D HUASHUASHu Eu li no MEME que um dos livros que vc achava que todos deveriam ler era esse, um dos motivos da minha curiosidade aumentar :D Realmente, muito bom :D

    Giovana: Háa :D Ok mente inocente de 12 anos :D UASuAhsuHASu de qualquer forma ótima indicação ^^ Beijão

    Monize: Ebaa! Já mandei e-mail com meus dados :D Beijão e super obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? Eu te indiquei a um Meme Literário lá no Blog: http://migre.me/5lSHz Mil Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog e estou seguindo! =)
    se você puder, da uma passada no www.coffeplusbooks.blogspot.com e siga nos também

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já li este livro...é mto bom,recomendo! Parabéns pela resenha...gosto de ver livros que são resenhados não por estarem na modinha e sim por serem bons...parabéns ao blog por valorizar isso

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Heey Gabriela :D Obrigada linda, adorei a indicação *-* Beijos

    Obrigaada Camila, *-* Vou lá conhecer o seu agora mesmo!! Beijos

    *-* Obrigaaada Bruna!:DD Beeijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! E aproveitando que já chegou até aqui... Que tal comentar? :**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...