domingo, 8 de maio de 2011

Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden

Hey!
          Terminei de ler Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden na Sexta-Feira. (Gostaria de saber se eu sou a unica pessoa com um blog literário que assim que termina de ler um livro fica morrendo de vontade de fazer uma resenha para mostrar o quão legal e interessante é o livro para seus seguidores...) Mas voltando ao livro, demorei um pouquinho para ler pois a correria não anda ajudando muito e tenho que ler os livros que poderão cair nos vestibulares. 
     Chega de bla bla blá's e vamos ao que interessa: O livro!



Sinopse: "Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Nota Total: ★ ★ ★★
Capa: ★ ★ ★ 
História: ★ ★ ★★ ★
Narrativa: ★ ★ ★★★


O que eu achei: 
     Memórias de uma gueixa foi outro livro que comprei por estar na promoção por 9,90 no Submarino. Agora após terminar de ler acredito que teria pago mais por ele, pois vale a pena! Quem me conhece sabe que não sou muito fã de livros sem temas sobrenaturais ou policiais, naturalmente não deveria me interessar por uma história de uma gueixa, a minha sorte foi não ter pensado nisso ao coloca-lo junto aos outros livros de temas de fantasia na hora da compra. 
     O Memórias de uma gueixa é um livro com uma capa fascinante e com uma história e narrativa de igual ou maior beleza. A história é fictícia, mas tem uma riqueza de detalhes sobre a vida das gueixas, sobre os sentimentos da pequena Chiyo e da linda Sayuri que ao terminar o livro me vi procurando os agradecimentos feitos pelo autor para reler que a história não era verdadeira e nem baseada em fatos reais. É impossível não se encantar com a história da pequena Chiyo que vou resumir o máximo que eu puder para não escapar spoilers.
     Chiyo era uma japonesinha que vivia em uma pequena aldeia junto com sua irmã e seus pais. Eles moravam em uma casinha bêbada, como ela dizia, e eram muito pobres. Seu pai era pescador e de idade já bem avançada eles viviam bem na medida do possível até que sua mãe adoeceu. Chiyo e sua irmã foram vendidas por seu pai e foram separadas ao chegar a Kyoto. Chiyo foi vendida a uma okiya para se tornar uma gueixa e sua irmã para um prostíbulo. A menina de olhos singulares de cor cinza azulado teria um futuro promissor se não tivesse tentado fugir com sua irmã e sido pega, ela então, passou a ser escrava do okiya onde morava. Vê sua amiga Abóbora se tornar uma aprendiz de gueixa e se tornar irmã de Hatsumomo. 
     Sabendo que a fuga de sua irmã foi bem sucedida e da morte de seus pais, Chiyo passa a viver isolada e não tenta mais fugir, mas seu destino de gueixa (até então) estava arruinado. Até que um dia a pequena em um momento de desespero, chorando no chão, encontra um homem bondoso que encantou-se com seus olhos, e lhe deu dinheiro em um lenço para ela comprar um sorvete de cereja. O homem se chamava Presidente e estava na companhia de uma bela gueixa. A partir desse dia ela resolve se tornar uma gueixa para no futuro poder ficar com o Presidente.
     Só irei falar até aí, agora como ela fez, se ela conseguiu ser gueixa ou ficar com o Presidente para saberem isso terão que ler. Não estou sendo má meus queridos, apenas quero que tenham tantas surpresas, diversão, raiva e diversos outros sentimentos que só se pode ter quando se lê. Em falar nisso o livro virou filme, inclusive passou na semana em que chegou o livro aqui em casa, mas não quis ver sem antes ler o livro. Não posso falar sobre o filme ainda, uma vez que não vi, mas pretendo ver e voltarei em breve para falar com vocês sobre ele, ok? 
     Preciso dizer que super indico para todos? Não né?! HUAHsuHsuHAUShUAS 5 estrelas para o livro! Ah! O livro ainda está em promoção no submarino! Está esperando O QUE para ir lá e comprar?


Beijos Beijos 

14 comentários:

  1. Morro de vontade de ler esse livro, mas sempre fiquei com um pé atrás.
    Agora com a sua resenha fiquei ainda mais curiosa... e promoção da submarino? to indo comprar AGORA!
    uHASUHAUSHAHSAS
    amei o blog, to seguindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Heey :D
    Aah, fico super feliz que a resenha tenha te ajudado a animar a ler o livro \o/
    E mais feliz ainda por vc ter gostado do blog *-*
    Muito obrigada viu?
    Volte sempre!
    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, desculpa incomodar, sei que essas divulgações são muito chatas, mas tenho um blog e gostaria muito que desses uma olhada e, se puder, seguir =D

    Ah, se tiveres blog tbm, manda pra mim que eu te sigo.
    http://leiturasapaixonantes.blogspot.com/
    beijo
    Obrigada :D

    PROMOÇÃO 700 SEGUIDORES http://nblo.gs/hGKfG .PREMIOS 1LUGAR LIVROS FALLEN E TORMENTA 2LUGAR MARCADORES SUSSURRO E FALLEN E DO BLOG.

    PROMOÇÃO 500 SEGUIDORES DOIS LIVROS DE BOLSO HARLEQUIN PAIXÃO http://nblo.gs/gKXpn .

    ResponderExcluir
  4. A adaptação desse livro é um dos filmes preferidos da minha mãe e confesso que só fui descobrir que era baseado em um livro há algumas semanas atrás! Nunca assisti o filme, nem li o livro, mas pela sua resenha parece ser muito bom, apesar da história parecer triste...;P
    Bjs!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tô conhecendo seu blog agora... gostei!!!
    Ainda não tinha lido uma resenha desse livro, gostei, deve ser interessante, fiquei curiosa pra saber se ela fica com o presidente.
    Em promo do submarino, vou dar um olhada.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. - Hey Cássia :D
    Pode deixar que eu já vou participar das promoções (adoro!) :D Beijos

    - Hey Natália ^^
    A história é bem triste sim, mas emocionante! Vale a pena ler ;D Beeijo

    - Hey Gisele :]]
    Fico super feliz que tenha gostado do blog :D
    Espero que sua curiosidade a faça ler o livro, pq é muuito lindo :D Muito obrigada pela visita, viu? Volte sempre!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler o livro, mas achei que ele nao me agradaria, pela sua resenha parece interessante, vou por na minha lista e ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. Amo esse livro *.* To loca pra comprar!!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler o livro a meia hora atrás. Já tinha visto o filme antes, porém o livro é muito melhor, tbm comprei na promoção de 9,90 no submarino rsrsrs....

    Parabéns pelo bloge Bárbara, adorei!

    ResponderExcluir
  10. Que bom que gostou do livro Jany. Sempre prefiro o livro do que o filme (raras exceções ^^ )

    Obrigada :} Beeijos Jany

    ResponderExcluir
  11. Eu li a "nota do tradutor", ele diz que conheceu Sayuri e ainda diz que fico impressionado querendo saber "por que Sayuri iria querer que sua história fosse contada?" - fiquei um pouco atônita quando li no final - é eu sei que ler as últimas páginas não é uma coisa muito digna. Enfim, ai chega no final, nos "agradecimentos" ele diz que a personagem e a sua história são totalmente inventadas. O.o
    Tudo bem, o Livro é muito bom, recomendo! ^-^
    p.s. você compro por 9,90? ai ai o meu foi 50,00

    ResponderExcluir
  12. Bárbara querida, que resenha linda! Também já li esse livro, comprei na mesma promoção que tu, hehe. Eu gostei também, mas depois que li MINHA VIDA COMO GUEIXA minha opinião sobre o livro mudou bastante...

    Retribuindo a visita. Te espero no meu blog também!

    Beijos,
    Karen Pereira / Anne Marie
    http://aultimacanafistula.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Amei a sua resenha desde livro, eu também comprei na promoção, cóf, cóf, cóf kkkk e ele tá mofando aqui em casa... Até comecei a ler as primeiras páginas e parei... mas sua resenha me encantou, já vou colocar ele de novo na minha lista das próximas leituras! *---*

    Beijos
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! E aproveitando que já chegou até aqui... Que tal comentar? :**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...